quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CINE NAC LEÃO

1º filme da mostra Cine NAC LEÃO
http://www.youtube.com/watch?v=lowQkOBNF80&feature=related
 Hoje, foi um grande dia! Foi o primeiro dia, de muitos que acontecerão. Estreou, o Cine NAC LEÃO, onde em parceria com o SESC, exibiremos, toda 5ª feira, um filme, escolhido com todo bom gosto de Elvis Pinheiro, que após a exibição, promoverá um debate.
O filme de hoje, foi A culpa é do Fidel.
Imagine como era ser criado por pais simpáticos ao socialismo na década de 1970 na França. Julie Gavras não apenas imaginou como viveu a situação .Filha do diretor e militante grego Costa-Gavras, que adotou a França como residência, a estreante em longa-metragem de ficção conta a história de Ana (Nina Kervel-Bey), uma menina de nove anos mimada pelo conforto da classe média parisiense que tem que se adaptar à nova realidade "igualitária" que os pais instituem.
Após uma viagem ao Chile, logo que o presidente Salvador Allende sobe ao poder, o pai advogado e a mãe escritora decidem se engajar na luta contra os fascistas do mundo. Assim, saem de uma casa enorme e com jardim, para uma outra bem apertada. Dispensam a babá cubana avessa à revolução de Fidel Castro e resolvem contratar refugiadas de países como Grécia e Vietnã.

Neta, por um lado, de tradicionais produtores de vinho da região de Bordeaux, e, do outro, de nobres espanhóis simpatizantes do ditador Francisco Franco, Ana recusa por completo essas mudanças. Como largar o catecismo do colégio de freiras se ela adora as histórias da Bíblia? Como se acostumar às culinárias exóticas das novas babás?
O filme é ótimo... mas o melhor mesmo, foi o debate, direcionado por Elvis Pinheiro, que instigou os estudantes presentes, dos cursos de Psicologia, Serviço Social e BIomedicina, a mostrarem sua visão, a parte do conhecimento absorvido por eles em sala de aula.
Momento enriquecedor este!!!!
Que venham os próximos. Acompanhem o blog para se atualizarem . Quinta feira tem de novo!!!!
Até lá!








Nenhum comentário:

Postar um comentário